sexta-feira, 4 de março de 2011

O que é um Inventário Florestal Nacional (IFN)?

É um inventário florestal que abrange todo um país, periodicamente, utilizando técnicas de amostragem, de modo a possibilitar o monitoramento contínuo dos seus recursos florestais, tendo como principal propósito fornecer informações para subsidiar a definição de políticas florestais, a gestão dos recursos florestais e a elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais.

Inventários florestais nacionais tem sido conduzidos por diversos países. Alguns deles iniciaram os seus inventários no início do século passado, como é o caso dos Estados Unidos, Finlândia e Suécia, dentre outros. Para saber mais sobre inventários florestais nacionais em outros paiíes visite a nossa página de links para Inventários Florestais Nacionais.

No início, os IFN visavam principalmente o monitoramento de estoques de madeira, mas a partir da Rio 92 e do desenvolvimento de novas tecnologias, os inventários florestais nacionais tem ampliado o seu escopo, valorizando a produção de informação sobre outros temas.

Dentre os temas de interesse em monitoramento dos inventários florestais nacionais atualmente estão os estoques de biomassa e carbono, a biodiversidade, a saúde e a vitalidade das florestas, o manejo florestal e a importância social que as florestas desempenham nos dias de hoje.

FONTE: http://ifn.florestal.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário