NEA - NUCLEO DE ESTUDOS AMBIENTAIS


Vendo o quão anda as questões ambientais, um grupo pequeno de universitários resolveram criar um núcleo, dentro da Universidade Estadual de Goiás – Unu Ipameri, para discutir assuntos sobre as questões ambientais, preservação, conscientização e possíveis ações sustentáveis dentro da Universidade e na cidade de Ipameri; trabalhando em conjunto com as escolas municipais.
Tal iniciativa visava a principio apenas instruir crianças para aproveitar o ecossistema de uma forma cada vez mais consciente, e criando nos “baixinhos” o habito de preservar o meio ambiente. Mas mediante tantos debates; os pioneiros resolveram ampliar as visões do núcleo.
Hoje estamos em um numero considerável de jovens, respeitando as dimensões de nossa unidade, dispostos a realizar trabalhos em prol de uma sociedade mais sustentável e um local com melhores condições ambientais.
A princípio nossas discussões cercam uma voçoroca que a cada ano aumenta seu tamanho; aproximando cada vez mais do meio urbano, ocorrendo o risco ate mesmo, caso nada seja realizado, “engolir” algumas casas. Também são realizados trabalhos em escolas municipais, afim de, conscientizar e informar aos “pequeninos”. Além de informar os membros/estudantes sobre questões - legislação – fundamentos ambientais; tentando contribuir de uma forma muito positiva para a sociedade.
Outros projetos são discutidos em nossas reuniões, mas muitos problemas para executá-los nos acercam. Em nossa Universidade os recursos para financiamentos de projetos são bem restritos, e pensando na produção de um mundo cada vez mais verde, um lugar cada vez sustentável, habitado por seres cada vez mais ligados e instruídos no quão importante é cuidar do meio ambiente, gostaríamos de poder contar com a sua ajuda da maneira que acharem que podem ajudar, de como podem contribuir conosco e conseqüentemente com o nosso meio ambiente.
Nosso núcleo embora meio recente, conta com estudantes dispostos a realizar suas devidas funções para o bom êxito do projeto, assim como nosso diretor, secretário, tesoureiro.
Em conjunto dedicamos muito, pois acreditamos no sucesso de nosso trabalho, no bom êxito das nossas propostas e metas, e com a sua ajuda poderemos colocar tudo em pratica; pois ate então somos jovens com idéias e muita disposição para trabalhar em prol de um mundo melhor, um mundo cada vez mais próximo da conscientização plena da nação.

VENHA VOCE TAMBEM DIVIDIR SUAS IDEIAS, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS CRIAR UM MUNDO MELHOR



Recomeçará nessa Segunda Feira dia 09 de abril as atividades do NEA.

A equipe responsável do NEA juntamente com o Centro Acadêmico de Engenharia Florestal realizam a indexação do NEA como atividade do CAEF.

O resultado de tal parceria é que todos os encontros contaram com certificados emitidos pelo CAEF.

O tema para essa semana será a Biotecnologia como Ferramenta na Preservação dos Recursos Vegetais. Essa discussão será orientada pelo acadêmico Cleiton da Silva Oliveira do curso de Engenharia Florestal.

A nova proposta para o NEA, é que os encontros sejam discussões para a formulação de pensamentos críticos mediado por docentes e também acadêmicos da própria UnU, com temáticas atuais para a solidificação de um pensamento crítico; proporcionando a comunidade acadêmica capacidade de debate.

Cronograma de Palestras do Núcleo de Estudos Ambientais
Data Palestra Condutor
09.04.12 A Biotecnologia na Preservação dos Recursos Genéticos Vegetais – Levantamentos Florísticos Cleiton da Silva Oliveira
16.04.12 Importância da Microfauna na Floresta & Utilização de Microorganismos na Recuperação de Ecossistemas Florestais Degradados Lucas Emanuel Nunes Gonçalves
23.04.12 Educação Ambiental Mirley
30.04.12 Avaliação de Impacto Ambiental Edinaldo Cândido 
07.05.12 Importância dos Insetos na Floresta Denise Alves da Silva
14.05.12 Fundamentos de Recuperação Ecossistemas Florestais Degradados Marcos Coutinho 
21.05.12 Sistema Agroflorestal Artur de Paula 
28.05.12 Conservação de Recursos Hídricos  Glaucia de Mello Pelá
04. 06.12 Potencial Medicinal e Econômico de Plantas do Cerrado Angélica Daiane Lemos do Prado
11.06.12 Extensão Rural e Conservação do Meio Ambiente Roberli Ribeiro Guimarães
18.06.12 Agricultura Familiar e Sustentabilidade Laila Roncato
Visita a Serra de Caldas (Vitor Baretto)